21/03/2011

10 verdades sobre as unhas

Nunca as unhas tiveram tanta importância na moda como hoje. De repente, as garras passaram a ter uma atenção redobrada na hora de complementar a produção, principalmente no que se diz respeito às cores.

Então, veja as principais dúvidas sobre os cuidados com as unhas para você ficar com mãos de fada. Anote as dicas!

Passar esmalte escuro faz com que as unhas cresçam mais?

Não há nada comprovado cientificamente com relação a cores e ao crescimento. "Atualmente existem muitas fórmulas enriquecidas com vitaminas, mas elas não chegam à matriz de crescimento das unhas, apenas hidratam e nutrem superficialmente essa área que necessita de cuidados para que não resseque", indica o dermatologista Fernando Bezerra.

Unhas podem indicar sinais de doenças?

Se estiverem manchas brancas, por exemplo, podem apontar deficiência vitamínica. Seu enfraquecimento e quebra fácil devem ser investigados sempre. Procure um dermatologista.

É errado retirar as cutículas?

Sim. Elas são uma barreira do corpo contra o contato com bactérias, por exemplo. O ideal é que ela seja somente empurrada para que, esteticamente, fique reduzida. "Acontece que a maioria das clientes pede mesmo que a gente tire a pele. Algumas chegam até a pedir que a gente corte de maneira profunda, mas fazemos de maneira superficial para evitar problemas", diz Maria Claudiana Alves, podóloga.

Que cuidados de higiene são imprescindíveis?

No salão, leve sempre seu kit pessoal com palitos, lixa e alicate (profissional e amolado). Essa é sua garantia para que não contraia doenças como HIV ou hepatite C.

É verdade que devemos deixar as unhas um pouco sem esmalte para que respirem?

Sim, o ideal é que você retire o esmalte um ou dois dias antes de ir à manicure. Se quiser, pode fazer uma massagem com um pouco de óleo de amêndoas para hidratar.

Veja os esmaltes que são tendência na mão das famosas!


 




Para ver mais informações e respostas para suas dúvidas confira o site Itodas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário